segunda-feira, 10 de outubro de 2011

QUICHE PARA O LANCHE

Quiche é um tipo de torta feita com recheio à base de ovos e creme de leite ao qual se adicionam pedacinhos de toucinho defumado, e que não leva cobertura. Embora atualmente a quiche seja um prato tradicional da culinária francesa, sua origem é alemã. A palavra quiche vem do alemão "kuchen", que significa "torta". A quiche Lorraine original nasceu no século XVI e era uma torta aberta recheada com creme feito de leite e ovos acrescido de bacon defumado. Somente depois foi acrescentado queijo à quiche Lorraine. Adicionando cebolas obtém-se a quiche alsaciana.
A quiche se tornou popular na Inglaterra logo após a Segunda Guerra Mundial e nos Estados Unidos, na década de 1950. Hoje pode-se encontrar uma grande variedade de quiches, desde a original quiche Lorraine, até aqueles com alho-poró, champinhon e mesmo peixes, como o salmão.
Origem: Wikipédia.

                                     QUICHE DE PRESUNTO E QUEIJO
 Ingredientes
Massa
150gr de manteiga ou margarina
2 xícaras(200ml) de farinha de trigo
2 colheres de sopa de água
1 pitada de sal
Recheio
250 gr de presunto
200 gr de queijo mussarela
4 ovos batidos (claras em neve)
1 lata (300gr) de creme de leite
1 copo de iogurte natural
50 gr de queijo parmezão ralado

MODO DE FAZER
Pegue 1 pyrex medindo 35x22 cm, coloque a farinha de trigo, a água, a manteiga ou margarina e o sal. Amasse. Depois abra com as mãos até cobrir todo o pyrex.
Pique o presunto e o queijo e coloque por cima da massa.

Em uma tigela bata as claras em neve, junte as gemas e bata mais um pouco. Depois coloque o creme de leite e o iogurte, e bata tudo junto para misturar bem. Coloque este creme sobre o presunto e o queijo e leve ao forno (180graus) por mais ou menos 40 minutos, até ficar dourada. Fica mais gostosa se for servida morna.
  • Esta receita é muito boa. Experimente substituir o presunto por outros ingredientes.







sexta-feira, 7 de outubro de 2011

TULIPAS DE FUXICO

Esta bela flor, originária da Turquia, encanta por sua simplicidade e beleza. Ela é uma das minhas flores favoritas e se bobear eu saio colocando tulipas em tudo... é a flor que eu uso na decoração da minha casa. Um canteiro de tulipas é uma mar de cores que nos convidam a descomplicar a vida; suas seis pétalas se abrem como um cálice para o alto.

 Há algum tempo atrás a Lucinha me mostrou esta tulipa feita com a técnica do fuxico. É muito fácil de fazer e acho que são tão simpáticas e passam um pouco do colorido da flor natural. Logo fiz um vasinho que está alegrando minha casa - se juntou a minha coleção de tulipas. O que eu aprendi passo para vocês.

Passo a passo:

Material:
Papel crepom verde
Retalhos de tecido para a flor e para a folha
Manta acrilica para enchimento.
Contas peroladas
Arame

Corte o arame com um alicate e encape com o papel crepom - o tamanho varia de acordo com o vaso onde for colocar a flor – para vasinhos de 6cm de altura eu fiz com 8cm.

Flor: Corte no tecido um retangulo de 8x15cm. Feche o tecido no lado que tem 8cm com pequenos alinhavos. Dobre 1 cm num dos lados e passe alinhavo para fazer o fuxico. Arremate. Encha com a manta acrílica. Dobre 1cm na outra borda e feche com um ponto juntando 4 partes para formar as pétalas. Arremate com uma conta.

Folha: Corte no tecido para folha no tamanho de 6x3,5cm com o formato de folha. Corte 2 x no tecido e 1x na manta acrílica. Una com ponto de caseado. Prenda a base da folha deixando um pequeno espaço para passar o arame da haste.

Montagem: Com o auxílio do alicate dobre a ponta do arame e introduza na base da flor; coloque a folha, e está pronta!
Estas eu fiz para Aline e Valéria