domingo, 1 de abril de 2012

A QUATRO MÃOS


      Uma prioridade na atual fase da minha vida é cultivar relacionamentos significativos. Ter tempo para conviver com amigas(os) de idades diferentes, e fazer atividades diferentes com cada amiga, segundo o jeito de cada uma. Isto faz bem para a mente e o coração. Relaxamos na convivência e  espantamos o stress e depressão. Outro dia recebi uma mensagem de uma amiga que dizia: “Vá frequentemente à casa de um amigo, pois as ervas daninhas obstruem o caminho não usado” (Ralph Waldo Anderson).

      De vez em quando eu e Lucinha tinhamos o costume de nos reunirmos e fazer trabalho manual juntas. Mas já passamos um tempo longo sem fazer isso. Agora retomamos e temos nos reunido uma ou duas vezes por mês para fazermos artezanato juntas. É quando trocamos idéias, partilhamos a vida, e uma anima e inspira a outra. Eu e Lucinha somos amigas a mais de 20 anos! 20 anos... vocês podem imaginar quantas coisas vivemos juntas... alegrias e tristezas, vitórias e derrotas. Graças a Deus eu posso dizer que tenho muitas amigas assim como ela.

      Em uma de suas viagens a Lucinha viu este porta- treco e fez um para mim. Com ele tenho sempre à mão os objetos necessários para costura e bordado - tesouras, lapis, régua, abridor de casas, agulhas,etc.

                                              PORTA-TRECO

Material
20x28 cm de tecido estampado
20x28 cm de tecido combinante com o primeiro
20x28 cm de manta acrílica
1 fuxico (6 cm de diâmetro) na cor lisa predominante nos tecidos
1 botão de enfeite
Cola de pano Glitter
Molde do porta-treco 

Dobre assim


Como fazer:
Junte os dois tecidos direito com direito, coloque  o molde em cima dos tecidos e corte - lembre-se de acrescentar a costura. Depois ponha os tecidos em cima da manta acrílica e corte.
Costure na beirada deixando uma abertura para virar. Vire para o lado direito, feche a abertura com pontinhos invisíveis e passe com o ferro em temperatura mais baixa.
Vá dobrando e passe um fio de cola em cada dobra; segure no local indicado por alguns segundos até colar bem. Faça o mesmo em cada dobra.
Depois cole o fuxico e o botão por cima do fuxico – e está pronto!

                   PEGADOR DE PANELA COM GALINHA SIMPÁTICA

Molde do pegador de panelas
Material:
2 pedaços de 20x17 cm de tecido estampado para a galinha
1 tecido 20x20 cm liso para o fundo
A mesma medida de manta acrílica
0,75 cm de viés
2 botõezinhos para os olhos
1 quadrado de 3 cm de tecido amarelo para o bico
1  circulo  de 6cm de diâmetro de tecido vermelho para a crista

Como fazer:
Junte o tecido estampado direito com direito, coloque o molde da galinha em cima e corte com folga para a costura. Faça o mesmo com a manta acrílica. Costure, começando na cabeça, prendendo o tecido e a manta. Costure mais 2 vezes – em baixo do bico e mais à frente.

Dobre o tecido amarelo 3x – veja que ficou parecendo um bico. Corte as sobras e prenda com pontinhos no lugar do bico. Dobre o circulo de tecido vermelho e passe um alinhavo no tecido dobrado e franza como fuxico. Prenda com pontinhos no lugar da crista.
Junte as 2 partes e passe uma costura com cerca de ½ cm – cuidado ao costurar sobre o bico e a crista de galinha. Vire para o lado direito e encha com um pouco de plumante ou algodão para a galinha ficar em pé.

Corte um circulo de 20cm no tecido liso para o fundo. Faça o mesmo com a manta acrílica.
Una a parte da galinha com a parte do fundo e passe 2 costuras sendo a primeira na base do enchimento (pescoço da galinha) e a outra na metade da aba. Coloque o viés em volta deixando uma alça para pendurar.

Jogo americano

A Lucinha tinha um tecido de cor escura e não sabia o que fazer com ele. Como ela estava precisando de um jogo americano tivemos a idéia de usar o tecido. Sozinho ele era feio, mas o iluminamos com flores nas cores vermelha, amarela, laranja. Para as folhas usamos verde no tom de folhas novas. Foi assim que aquele tecido sem graça se tornou este belo jogo americano.

2 comentários:

  1. Maravilhoso dom que o Senhor nos deu!!

    Celso costuma dizer que "a arte culinária é a arte de fazer coisa ruim transformar em coisa boa, feijão cru é ruim, mas com um bom tempero ele fica uma maravilha".

    Isto vale para muita coisa em nossa vida, principalmente com trabalhos manuais.

    Ficou tudo muito lindo!! Parabéns!!

    Abraços,
    Karine

    ResponderExcluir
  2. É um trabalho muito bem feito, por essas mulheres.

    ResponderExcluir