sexta-feira, 28 de agosto de 2015

JOGO AMERICANO “LOVE”

Amor, casamento, vida nova, casa nova...

Meus amigos Ludmila e Felipe estão vivendo as alegrias e expectativas desse momento especial em suas vidas. Para participar com eles fiz um jogo americano.

E como minhas alunas sempre perguntam como combinar cores, vou partilhar com vocês meu processo criativo. Acho que pode ajudar a quem é iniciante no patchwork.
Meu processo é bastante intuitivo. Então, ao iniciar um trabalho sempre penso na pessoa pra quem estou fazendo. No caso deste jogo americano separei quatro modelos para dentre eles escolher um.

Modelo escolhido, vamos escolher a cor predominante – neste caso o azul. Como eu não queria um só tom de azul, vamos combinar os tons. Ao acrescentar outras cores precisamos prestar atenção para que haja uma sequencia natural - ser combinante ou contrastante com a cor dos outros tecidos.

Ao escolher as cores para um trabalho não tenha medo de errar. Eu gosto de experimentar cores contrastantes. Outro dia, olhando um trabalho meu, uma aluna disse: eu nunca colocaria roxo com vermelho.

Se você cortou um tecido e ao colocar junto viu que não ficou bom troque, escolha outro. E guarde o que não deu certo para fazer outro trabalho.
Este foi o resultado final.
 Desejo que o amor se multiplique em todos os dias de sua vida.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

FRONHA E MÓBILE

Uma vez eu li um livro com o título “A vida tem a cor que você pinta”. Não lembro mais do conteúdo do livro, mas guardei o título. Às vezes tudo o que você precisa guardar de um livro é o título. Outras vezes guardamos o conteúdo e esquecemos o título. Nossa memória é seletiva.

Acho que guardei o título porque sempre o coloco em prática. Realmente mesmo se a vida nos levar por caminhos difíceis é necessário colorir a vida. Sempre há coisas boas e, se as valorizamos, as coisas boas são mais poderosas que as ruins. Outro dia li um artigo que falava sobre um estudo onde foi comprovado que descobrir o belo ao nosso redor ajuda no combate a depressão.

Falando em colorir a vida... eu gosto da mistura de cores fortes, mas precisamos variar até no gosto pelas cores. Então, fiz esta fronha em patchwork e móbile com flor de fuxico em tons mais claros.



Vamos colorir a vida!!!!

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

ALGO ESPECIAL

Todos nós temos alguém e algo que percebemos ser especial. Especial é a vida, o amor, a família, os amigos - pessoas que nos alegram e ajudam a nos tornarmos quem somos.
Especial também são as coisas que gostamos, algo que criamos, saborear a vida, contemplar o belo, fazer o bem, estar com quem amamos, sonhar e realizar os sonhos, ocupar nosso lugar único na vida e no mundo. Isto é especial.

Eu tenho muitas pessoas especiais em minha vida.  Pessoas que me ensinam a viver, a me tornar uma pessoa melhor; pessoas que me acompanham, de perto ou de longe.
Uma destas pessoas especiais é minha irmã Zélia. O que mais admiro nela é a força, fé e motivação para vencer as dificuldades e viver com alegria. 
Ela sabe bordar muito bem e ama fazer ponto cruz. E como eu não estou num tempo de fazer ponto cruz ela bordou para mim estes panos de prato com motivos que retratam a simplicidade da vida. Amo isto!
Eles vão alegrar minha cozinha.
"Força, em frente, a vida é um caminho, penoso, mas bonito. E tem um sentido”. 
Papa Francisco