quinta-feira, 29 de outubro de 2015

UMA ALMOFADA ESPECIAL

A PSICOLOGIA POSITIVA APLICADA

Coisa boa é poder participar da vida de quem queremos bem!
Minha amiga Márcia é psicóloga e está fazendo um curso sobre Psicologia Positiva que como ela diz é a mais moderna abordagem em psicologia. E ela me pediu para fazer uma almofada que expressasse o que é Psicologia Positiva, almofada que ela vai usar em seu consultório e apresentar como trabalho no final do curso – para isso eu fiz slides.
Quando ela me pediu fiquei alguns dias pensando em como criar a almofada... Foi quando percebi que, por graça de Deus, eu vivia a psicologia positiva. Então bastava fazer algo que representasse minha vida.

Quando abrimos a nossa mente e acolhemos o que precisamos a inspiração vem... Uma manhã enquanto tomava café me veio a imagem da almofada e na hora  peguei a agenda e fiz o esboço – levei uns três minutos. Depois fotografei, passei para o computador e aumentei até o tamanho que eu queria. 

Trago pra vocês o resumo do que é a Psicologia Positiva
Primeiro nosso olhar se volta para o ser humano, aqui representado por duas crianças, que caminham por uma estrada – a estrada da vida. Elas têm uma postura positiva, caminham felizes, contemplando o belo, com gratidão.  Começam o caminho à beira de um lago – a água representa a força da vida.
À sua esquerda vemos um gramado verde que termina num lugar aconchegante, do lado de uma grande pedra e à sombra dos girassóis. Um lugar que nos convida ao repouso, à restauração das energias. Esse lugar simboliza a família, nossa raiz.  E se estende ao longo da estrada, pois a família nos acompanha por toda a vida.
À direita vemos uma árvore seca – ela representa o negativo em nós. Nossas dores, perdas, traumas, angústias, arrogância, egoísmo... O ser humano tem qualidades e defeitos. Mas podemos aprender com o que é negativo em nós: o passarinho vem pousar no galho seco.
No centro vemos borboletas representando à leveza, a transformação, a capacidade de aprender o otimismo. A neuroplasticidade do cérebro humano.

A estrada da vida se dirige para o alto, as montanhas, enquanto temos vida buscamos o crescimento. E o sol ilumina todo o cenário, gerando vida, esperança, alegria, felicidade.

Então...

Que eu nunca perca
A capacidade de maravilhar-me
Diante da vida...
Pois há sempre uma surpresa
Na curva do caminho
Isto conserva meu espírito jovem
E o meu coração aberto para a vida.
Mesmo se meus pés ferirem-se nas pedras...
Mesmo nos fracassos momentâneos
Quero seguir assim...
Sem perder minha essência.

2 comentários:

  1. Muito lindo o bordado e a explicação da Psicologia Positiva. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo o bordado e a explicação da Psicologia Positiva. Obrigada.

    ResponderExcluir