quinta-feira, 17 de novembro de 2011

MEMÓRIAS DE VIAGEM - 4


       De Saint Michel voltamos a Paris, onde uma parte do grupo retornou ao Brasil. Na manhã seguinte saimos de Paris em direção a Calais para irmos para a Inglaterra atravessando a canal da Mancha. Me lembro que este mesmo caminho – Paris, Calais, Dover – era feito durante a Revolução Francesa por aqueles que estavam ameaçados de morte na guilhotina e por isso precisavam fugir. Quando eu via a descrição dessa viagem em filmes, livros ou documentários, jamais imaginei que um dia eu faria esta viagem passando pelo mesmo caminho. São as surpresas que a vida nos traz...

Baía de Somme
    No caminho para Calais fizemos uma parada na baía de Somme, onde tem uma reserva natural de aves. Esta região do norte da França é muito bonita. A natureza canta!
Olhando a paisagem que se desenrola diante dos meus olhos penso que como esses campos, essas paisagens belas ou não, dourados pela sol ou cobertas por nuvens cinzentas, assim a vida passa rapidamente. E ela é muito preciosa para que a deixemos passar sem saboreá-la, sem viver cada momento intensamente.



Atravessamos o canal da Mancha num ferryboat e chegamos em Dover na Inglaterra com tempo bom. 









      Mas logo o céu se cobriu de nuvens e caiu um aguaceiro. Já vemos a diferença no tempo, na paisagem e na arquitetura. Estamos na Inglaterra.










       No dia seguinte, um típico dia de outono inglês (frio e chuvoso) andamos o dia todo de ônibus e a pé fazendo um citytour pelos locais mais importantes de Londres, como o palácio de Buckingham, o Big Ben, a torre de Londres, o Parlamento, a catedral de Westminster, os diversos parques e praças. As ruas são apertadas e o tráfego intenso. Almoçamos num pub (típico bar inglês), visitamos o Coven Garden (o mercado de Londres), e terminamos o dia na rua Oxford (a rua das compras).

      Em nosso último dia em Londres a natureza cooperou conosco e o dia amanheceu lindo. Logo cedo saimos para visitar o Castelo de Windsor que fica nos arredores de Londres. Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco do campo inglês. Londres é uma cidade cosmopolita onde há muitos estrangeiros. No interior podemos conhecer melhor o que é ser inglês. As casas dos suburbios com suas chaminés – como vemos no filme Mary Poppins – os campos dourados de outono, os pés de peras e maçãs carregados de frutos, as tranquilas cidades pequenas com sua praça... 
      
Troca da guarda no castelo de Windsor
      Os campos ao redor do castelo são muito bonitos. O castelo é enorme. Visitando-o dá para se ter uma noção de como é a vida da família real britânica. O interessante é ser um castelo movimentado   e não apenas para turistas. Além da família real, há os guardas, os empregados, pessoas que residem na área do castelo, as lojas... Os arredores do castelo funcionam como uma fazenda onde se planta, colhe e produz coisas diversas.

     Olhando para cada dia da viagem percebo que eu vivi - e creio que todos do grupo viveram - experiências inesquecíveis, que nada no mundo pode pagar. Lembro aqui especialmente a amizade e companheirismo entre nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário