segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

UM DIA ESPECIAL

     O que é um momento ou dia especial? As vezes pensamos que são só aquelas datas importantes ou momentos que mudam o rumo da vida. Mas se pensarmos bem veremos que todos os dias da vida são especiais. Viver é especial. E mais do que dias especiais são as pessoas que tornam nossa vida especial. E quando lembramos momentos especiais na verdade lembramos delas. Então, há momentos especiais que marcam a vida inteira, e outros momentos especiais que são como a luz que ilumina um dia nublado, o vento que refresca o calor do dia, a flor que brota no jardim e traz alegria. Aparentemente não são tão especiais, mas dão significado à nossa vida.
Uma maravilhosa, iluminada e inspiradora, manhã de domingo


Algumas coisas que fiz para pessoas especiais...










...elas são tantas!!!!
Deus abençoe a todas!
E que você tenha um dia especial!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

GALINHAS NA COZINHA


       Eu gosto de variar nos trabalhos manuais que faço e acho interessante o modo como vem a inspiração para fazer um novo trabalho - geralmente não fico procurando o que fazer, a coisa vem para mim naturalmente e muitas vezes através de outras pessoas.

By Denise Castro
     Dou um exemplo disso: fui passar o final de ano em Ipatinga.  Sempre que nos reunimos – irmãs e sobrinhas - gostamos de conversar e mostrar nossos trabalhos, trocando idéias sobre o que estamos fazendo ou pensando fazer. Foi assim que a Denise me mostrou uns riscos de galinhas porque ela queria aprender a técnica do patchwork appliqué. Mas ela desistiu e resolveu continuar fazendo seus panos de prato com bordado livre, em que ela é especialista. E aconteceram outras situações com o tema “galinhas” através da Zélia e da Nina. 

      E a inspiração com galinhas estava em andamento... Voltando para casa, a Valéria me pediu para bordar uns panos de cozinha  porque ela queria coisas novas para sua cozinha reformada. E... adivinhem? ela me pediu para fazer com galinhas. Foi assim que passei a semana bordando galinhas.


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CAPONATA

       A caponata é um prato vegetariano preparado a base de berinjelas  e outros legumes temperados com azeite e vinagre. Quanto a sua origem há divergências se é italiana ou espanhola. Fica muito bem como entrada.

       É um prato que sempre me faz lembrar a Norozeti, minha querida amiga, pois foi na casa dela que eu comi caponata pela primeira vez. Ela me deu uma receita muito gostosa, mas muito ácida – leva muito vinagre e suco de laranja.  Como coisas muito ácidas não me fazem bem desenvolvi esta receita de sabor mais suave.

       É uma receita básica, mas não gostumo medir muito os temperos vou colocando e provando até achar bom, e as vezes retiro ou acrescento algum ingrediente conforme o que tenho no momento. Os legumes podem ser picados em pedaços médios ou pequenos se preferir. A caponata é para ser servida fria, podendo ser feita com antecedência. Eu gosto de comer no pão, mas pode ser servida pura ou como você quiser experimentar.

CAPONATA


2 beringelas de tamanho médio
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
2 cebolas médias
100 gr de azeitonas verdes picadas
50 gr de alcaparras
Alho picado a gosto
½ xícara de nozes picadas ou outro tipo de castanha a gosto
¾ de xícara de uva passa
Ervas finas, oregano e manjericão a gosto
½ xícara de azeite
4 colheres de sopa de vinagre
Sal a gosto

Pique as beringelas com a casca, lave e deixe escorrer. Pique as cebolas, os pimentões e o alho. Coloque em uma vasilha que possa levar ao forno. Junte o azeite, o vinagre, o sal e misture bem. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos – durante esse tempo mexa pelo menos 2 vezes para cozinhar por igual.

Depois retire do forno e junte as azeitonas picadas, alcaparras, passas, nozes e as ervas. Misture bem, prove o tempero e leve ao forno por mais 10 minutos sempre coberto com papel alumínio. Desligue o forno. Eu gosto de deixar esfriar dentro do forno. Acho que apura mais o sabor.
Bom apetite!!!!