quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CAPONATA

       A caponata é um prato vegetariano preparado a base de berinjelas  e outros legumes temperados com azeite e vinagre. Quanto a sua origem há divergências se é italiana ou espanhola. Fica muito bem como entrada.

       É um prato que sempre me faz lembrar a Norozeti, minha querida amiga, pois foi na casa dela que eu comi caponata pela primeira vez. Ela me deu uma receita muito gostosa, mas muito ácida – leva muito vinagre e suco de laranja.  Como coisas muito ácidas não me fazem bem desenvolvi esta receita de sabor mais suave.

       É uma receita básica, mas não gostumo medir muito os temperos vou colocando e provando até achar bom, e as vezes retiro ou acrescento algum ingrediente conforme o que tenho no momento. Os legumes podem ser picados em pedaços médios ou pequenos se preferir. A caponata é para ser servida fria, podendo ser feita com antecedência. Eu gosto de comer no pão, mas pode ser servida pura ou como você quiser experimentar.

CAPONATA


2 beringelas de tamanho médio
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
2 cebolas médias
100 gr de azeitonas verdes picadas
50 gr de alcaparras
Alho picado a gosto
½ xícara de nozes picadas ou outro tipo de castanha a gosto
¾ de xícara de uva passa
Ervas finas, oregano e manjericão a gosto
½ xícara de azeite
4 colheres de sopa de vinagre
Sal a gosto

Pique as beringelas com a casca, lave e deixe escorrer. Pique as cebolas, os pimentões e o alho. Coloque em uma vasilha que possa levar ao forno. Junte o azeite, o vinagre, o sal e misture bem. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos – durante esse tempo mexa pelo menos 2 vezes para cozinhar por igual.

Depois retire do forno e junte as azeitonas picadas, alcaparras, passas, nozes e as ervas. Misture bem, prove o tempero e leve ao forno por mais 10 minutos sempre coberto com papel alumínio. Desligue o forno. Eu gosto de deixar esfriar dentro do forno. Acho que apura mais o sabor.
Bom apetite!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário