terça-feira, 17 de abril de 2012

LIVRO INFANTIL DE PANO

      Há cerca de um ano atrás quando fui conhecer o meu bisneto Benjamim me veio a inspiração de fazer para ele um livro de pano. Na hora percebi que seria um desafio. O primeiro seria achar a inspiração – qual seria a história??? como fazer??? como montar??? Guardei a inspiração, sempre prestando atenção à alguma coisa que a desenvolvesse.

      No mês de outubro, em uma viagem à França, encontrei numa lanchonete de beira de estrada um livro infantil que me chamou a atenção. Como não sei francês não sabia o que estava escrito, qual era a história, mas gostei do formato e das ilustrações. Vi que aquele livro poderia servir como base para o desenvolvimento  da minha inspiração. O livro é: “Cherche-moi!” –LLC Editions.

     Tendo a inspiração, agora era desenvolver o tema. Primeiro eu precisava saber qual era a história contada no livro – o Google tradutor me ajudou - na tradução a história ficou muito confusa, mas foi o suficiente para entender do que se tratava. O passo seguinte foi adaptar a história. Primeiro fiz uma adaptação de forma que ficasse coerente em português. Depois percebi que precisava ser adaptada para contar a história com o mínimo de palavras, pois elas seriam bordadas – fui ajudada por Valéria e Aline.

Mãos à obra! Hora de executar o projeto! Ulálá!

    Primeiro decidir o tamanho do livro – optei por 28x23. Depois fazer os esboços (desenhar a ilustração). E começar a montar as páginas – na montagem há uma transformação necessária para passar o que estava no livro inspirador e o que desenhei no papel, para o que é possivel fazer no tecido. Foi uma grande ajuda encontrar um tecido com muitos bichinhos que eu teria que fazer.

 Quando vamos pintar um quadro a primeira coisa que fazemos é o fundo da paisagem para depois pintar os outros elementos. Da mesma forma comecei montando o fundo e depois fui colocando as figuras  seguindo o esboço desenhado e fazendo as mudanças necessárias. Costurei o fundo da paisagem à máquina, para fazer mais rápido e ficar mais seguro - resistente aos puxões do Benjamin. Depois preguei as figuras à mão com ponto caseado. Por último fiz a capa e montei -  num desafio de descobertas e paciência... - costurando à máquina.


Capa


E aqui está o meu primeiro livro:

“CADÊ MEUS PATINHOS?”
Páginas 1 e 2
Páginas 3 e 4
Páginas 5 e 6
Páginas 7 e 8
Páginas 9 e 10

4 comentários:

  1. vohhhh!!!! O que que eh issoo?!?!?! Que maravilha!!!! gente ta mtoooo lindo voh!!! Um trabalho de arte mesmo!!!! O benjamin vai ama pq ele ama bichinhos!!!! nossa esta d+!!! nossa ta tmooo lindooo nao consigo para de elogiar!!! Vamos guardar pra sempreeeeeeee!!!! gente que carinho e amorrr.... esta de parabens voh!!! nossa!!!! a senhora assinou?????

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Nice!

    Lindo mesmo, como tudo o que você faz.
    Amei o tema com Patinhos, muito fofo!!

    Abraços,
    Karine

    ResponderExcluir
  3. Tia, é muito lindo... Como disse a Vera, o Benjamin vai amar o livro dele...
    Parabéns pela idéia e pelo ânimo de colocá-la em prática, pois valeu a pena o trabalho, muito legal e perfeito...

    Bjos...

    ResponderExcluir
  4. ameiiii vovoh!!!!! vc eh uma artista, ficou liiiiiiiiiiiiiiiindoooooooooooooo!!!!!!!!

    - Myrna

    ResponderExcluir