sábado, 19 de maio de 2012

PÃO E SOBREMESA




Hoje trago para vocês a receita de focaccia, um delicioso pão que é um clássico da cozinha italiana e sua origem remonta à Roma antiga. Tem um sabor e aroma delicioso.
Eu vi esta receita num programa de TV nos Estados Unidos – Boys in Weekend – em que eles fizeram este pão para sanduiche.
Geralmente a focaccia é feita com a massa aberta, como pizza, com a cobertura de azeite, sal grosso e alecrim. No programa, além do sal e alecrim, eles colocaram alho picadinho e pimenta - eu fiz com azeite, tomilho, sal e queijo ralado. Pode ser servido em pedaços como aperitivo ou coberta com recheios a gosto. Eu fiz enrolado como pão e, como sempre acontece, mudei algumas coisas na receita. Um dia vou experimentar fazer como massa de pizza na grossura de um dedo com recheio por cima, como é feita originalmente.

Eu tenho uma boa lembrança da focaccia: ir com minha amiga Beth à uma pizzaria para comer focaccia com molho pesto – sempre fazemos isto, já se tornou um ritual.

FOCACCIA ITALIANA
Ingredientes
1 Kg de farinha de trigo – usar o que for necessário.
1 copo (250ml) de leite morno
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de chá de sal
1 pacotinho de fermento biológico seco
Cobertura
·          azeite de oliva
·          sal grosso levemente polvilhado
·         ervas aromáticas a gosto (alecrim, orégano, salsa, manjericão, ervas finas, tomilho)
·         alho picado
·         queijo ralado

Para começar peneire 4 xícaras de farinha de trigo em uma tigela, adicione o fermento e misture bem; junte o sal e a açucar. Faça um buraco ao centro e adicione o fermento, o azeite e o leite. Mexa até obter uma massa mole e forme uma bola com as mãos enfarinhadas. Vire a massa para uma superfície polvilhada com bastante farinha e amasse bem por 5 minutos. Volte com a massa para a tigela, cubra-a e deixe repousar durante 45 minutos.
Depois desse tempo espalme a massa  num tabuleiro ou enrole como pão. Faça cortes na massa com uma faca ou furos com os dedos e adicione a cobertura. Cubra e deixe repousar mais 30 minutos.
 Leve ao forno forte por cerca de 30 minutos. Para a crosta ficar crocante, pulverize o interior do forno com água 15 minutos após ter colocado no forno.
Eu achei tão gostoso que comi ½ pão de uma vez!

SOBREMESA

Esta receita é para quem gosta de doce de leite. Foi a sobremesa que fiz para o dia das mães. É muito fácil.

PAVÊ DE DOCE DE LEITE

Ingredientes

1 lata de creme de leite (300gr)
A mesma medida de doce de leite.
Biscoito champanhe
1 barra (180gr) de chocolate meio amargo – ralado no ralo grosso

Calda para molhar o biscoito:

1 xícara de açúcar
2 xícaras de água
Cravo e canela
1 colher de chá de essência de avelã ou baunilha.
Leve o açucar ao fogo em uma panela e deixe dourar um pouco. Junte a água, o cravo e canela, e deixe ferver por cerca de 5 minutos, mexendo sempre. Por último junte a essência de avelã ou baunilha. Deixe esfriar.

Montagem do pavê:

Misture bem o creme de leite com o doce de leite.
1.    Coloque a metade na travessa.
2.    Molhe o biscoito champanhe na calda e coloque por cima.
3.    Coloque o restante do creme.
4.     Cubra com o chocolate ralado.
Sirva gelado.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

RECICLANDO



     Hoje em dia há um grande movimento pela reciclagem. De repente tomamos consciência que os recursos da terra não são inesgotáveis; que o lixo que produzimos fica aqui mesmo e pode nos afogar. Mas apesar de todo esse apelo a mudança de hábitos está acontecendo muito lentamente. Ainda não incorporamos o reaproveitamento como estilo de vida. Por outro lado a propaganda e o consumo dos descartáveis ainda é muito forte porque dá menos trabalho.

      Eu fui criada na roça e naquele tempo produziamos quase tudo o que precisavamos. Os artigos comprados eram raros e caros para nós. Então nos acostumamos a um estilo de vida simples, em que tudo era reaproveitado. Mas, mesmo reaproveitando tudo, não tinhamos o costume de fazer colcha de retalhos. Não sei de onde veio este gosto mas a colcha de retalhos é a minha preferida. Eu acho tão aconchegante me cobrir com ela...

     Há um tempo atrás eu fiz um conjunto de calça e blusa na cor azul, e a blusa era bordada. Eu gostei da roupa e usei bastante. Mas um belo dia vesti a roupa, olhei no espelho e vi que ela não combinava mais comigo. Quando eu não quero mais uma roupa eu dou para alguém que precisa, mas aquela eu queria conservar por causa do bordado.

     Então tive a idéia de fazer uma colcha aproveitando os bordados. A Lucinha me deu retalhos em tons de azul – a maior parte com estampa xadrez. Como eu não gosto muito de fazer o patchwork geométrico fiz uma colcha simples – fui emendando retalhos de tamanhos diferentes e fiz o acabamento com viés. Não deu muito trabalho – e deu até para fazer a fronha.
Você pode descobrir coisas na sua casa, usar um pouco de criatividade e reciclar. Experimente. Faz bem para a mente, o bolso e o planeta.

Vamos reciclar?
DETALHE DA COLCHA









DETALHE DA FRONHA

quarta-feira, 2 de maio de 2012

ROTINA E MUDANÇA


      Todos nós precisamos ter uma certa rotina na vida. Quando estamos cansados ou passamos muito tempo fora de casa retornar ao ambiente conhecido e à sua rotina é algo bom, dá segurança, ordena a mente - quando retornamos ao ritmo da vida podemos pensar melhor.
Sempre que preciso tomar uma decisão dou um tempo; nesse tempo faço as coisas rotineiras. Acho que neste processo tomo uma certa distância da situação que preciso resolver, a mente se ordena e vejo a decisão mais certa no momento.

      Mas se uma certa rotina é boa, rotina demais nos paralisa, nos engessa. Não deixa espaço para exercitar nosso cérebro. Como raramente podemos tirar um tempo maior para quebrar a rotina precisamos criar o hábito de fazer isso regularmente, se possível diariamente. Podemos fazer isso prestando atenção em coisas que geralmente não vemos quando caminhamos apressados pela rua - o que existe no caminho por onde passo diariamente  que não percebo? Podemos também experimentar uma receita nova, ler coisas diferentes do que costumamos, ver outro tipo de filme e programa na tv... Fazer as coisas que fazemos todo dia de uma forma diferente. 
      
     
  Outra oportunidade de mudança é renovar um pouco o visual da casa – comprando flores naturais, ou dar um toque novo na cozinha mudando os panos de prato e de bandeja. Meu convite para você é: Vamos inserir algo novo na rotina do dia a dia?







PANOS DE PRATO




PANOS DE BANDEJA