quinta-feira, 10 de maio de 2012

RECICLANDO



     Hoje em dia há um grande movimento pela reciclagem. De repente tomamos consciência que os recursos da terra não são inesgotáveis; que o lixo que produzimos fica aqui mesmo e pode nos afogar. Mas apesar de todo esse apelo a mudança de hábitos está acontecendo muito lentamente. Ainda não incorporamos o reaproveitamento como estilo de vida. Por outro lado a propaganda e o consumo dos descartáveis ainda é muito forte porque dá menos trabalho.

      Eu fui criada na roça e naquele tempo produziamos quase tudo o que precisavamos. Os artigos comprados eram raros e caros para nós. Então nos acostumamos a um estilo de vida simples, em que tudo era reaproveitado. Mas, mesmo reaproveitando tudo, não tinhamos o costume de fazer colcha de retalhos. Não sei de onde veio este gosto mas a colcha de retalhos é a minha preferida. Eu acho tão aconchegante me cobrir com ela...

     Há um tempo atrás eu fiz um conjunto de calça e blusa na cor azul, e a blusa era bordada. Eu gostei da roupa e usei bastante. Mas um belo dia vesti a roupa, olhei no espelho e vi que ela não combinava mais comigo. Quando eu não quero mais uma roupa eu dou para alguém que precisa, mas aquela eu queria conservar por causa do bordado.

     Então tive a idéia de fazer uma colcha aproveitando os bordados. A Lucinha me deu retalhos em tons de azul – a maior parte com estampa xadrez. Como eu não gosto muito de fazer o patchwork geométrico fiz uma colcha simples – fui emendando retalhos de tamanhos diferentes e fiz o acabamento com viés. Não deu muito trabalho – e deu até para fazer a fronha.
Você pode descobrir coisas na sua casa, usar um pouco de criatividade e reciclar. Experimente. Faz bem para a mente, o bolso e o planeta.

Vamos reciclar?
DETALHE DA COLCHA









DETALHE DA FRONHA

Um comentário:

  1. Linda... Fantástica Nice!!

    Azul é a minha cor, eu amo!!
    Eu também adoro reaproveitar materiais... tudo tem sempre uma utilidade.

    Abraços,
    Karine

    ResponderExcluir