quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

SOBREMESAS DE NATAL


Como não costumamos fazer doces no dia a dia aproveitamos o Natal para fazer todos os doces que queremos. E como cada um quer um doce diferente costumamos exagerar!!!! Este ano exageramos...
Vejam só: eu acho que no Natal precisa ter biscoitos caseiros, então fiz cookies com gotas de chocolate, biscotti com avelãs e biscoito de gengibre (ginger bread). Não podia faltar a favorita torta de uva, e mais, a Aline queria um bolo gelado de abacaxi; a Valéria queria uma sobremesa gelada. Então, fiz uma mousse de iogurte com goiabada que fez sucesso – a Renata amou!

Aqui estão as receitas:

                             MOUSSE DE IOGURTE COM GOIABADA
Ingredientes
1 lata de leite condensado (395gr)
1 lata de creme de leite (300gr)
2 copos de iogurte natural de 180gr
1 pacote(12gr) de gelatina incolor
300gr de goiabada cremosa

Modo de fazer:
Dissolva a gelatina em ½ xícara de água quente. Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, a gelatina e os 2 potes de iogurte.
Coloque em uma tigela. Com uma colher de sobremesa vá colocando a goiabada cremosa aos poucos formando um padrão marmorizado.
Obs. Se não encontrar o doce de goiaba cremoso use a goiabada comum: leve ao fogo em uma panela com um pouco de água e vá mexendo até derreter a goiabada e ficar um doce cremoso.
Experimente fazer com outros sabores usando uma geléia de boa qualidade.

                                    BOLO GELADO DE ABACAXI
Ingredientes:
3 colheres de sopa de manteiga
1 xícara(200ml) de açucar
3 ovos
1 colher de chá de baunilha
1 ½ xícara(200ml) de farinha de trigo
½ xícara(200ml) de leite
1 colher de sopa de fermento químico em pó
½ xícara de côco ralado – mais 2 colheres de sopa para decorar
1 lata de 800gr de abacaxi em calda
Cobertura:
180gr de chocolate branco
1 caixinha (200ml) de creme de leite

Modo de fazer:
Bata as claras em neve e reserve. Em outra tigela bata a manteiga, açucar, gemas e  baunilha. Junte a farinha de trigo e o côco. Bata bem. Depois junte o fermento dissolvido no leite e as claras em neve. Misture devagar até incorporar tudo. Coloque para assar em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno (180graus) por mais ou menos 25 minutos. Retire do forno e deixe esfriar – pode fazer de véspera e deixar na geladeira.

Recheio:

Retire a "tampa" do bolo. Depois retire a parte interna e pique em pedaços pequenos.


Pique o abacaxi – deixe alguns pedaços para decorar - e misture com os pedaços do bolo.

Recheie o bolo e regue com a calda de abacaxi.
 Coloque a parte de cima do bolo. Regue mais com a calda.

Cobertura:
Ganache de chocolate branco: derreta o chocolate em banho-maria retire do fogo e junte o creme de leite misturando bem. 
Cubra o bolo com a ganache, enfeite com o abacaxi restante e polvilhe as 2 colheres de sopa de côco ralado. Conserve na geladeira.

Obs. as receitas da torta de uva e dos biscoitos você encontra em outros posts do blog.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

ROSAS… ROSAS…



Uma rosa é uma rosa... cantada em prosa e verso, a rainha das flores. Mas se alguém me perguntar qual a minha flor preferida eu não responderia que são as rosas. Gosto muito mais da simplicidade das flores do campo, e da beleza das tulipas, iris, narcisos, dálias...
Eu não escolheria a rosa como minha flor favorita, mas acho que a rosa me escolheu, pois, de uma forma ou de outra, elas estão sempre presentes em minha vida. 
Vejamos... 
Uma vez eu me esforcei para plantar um canteiro de rosas e não deu certo... 




Ganhei da Vera uma enciclopédia de rosas com 1.000 fotos coloridas – quando perco o sono gosto de ficar olhando esta enciclopédia com rosas de todo tipo.
Por causa de várias situações vividas as rosas me fazem lembrar de minha amiga Norozeti – acho que sempre tinha uma rosa entre nós...








Então, sem querer, sem programar tenho feito rosas nestes dias...
 Primeiro comprei uma toalha de banho e de rosto cor de goiaba para bordar com patch apliqué. Escolhi o motivo, mas quando fui escolher os tecidos me deparei com a dificuldade de combinar as cores. Eu tinha um tecido estampado com rosas, quando o coloquei em cima da toalha achei a combinação perfeita! Recortei as rosas e as folhas e montei estes motivos. Como eu disse... foi a rosa que me escolheu...

Me rendi... 
...e experimentei fazer estes botões de rosa em fuxico que há tempos eu queria fazer.

Modo de fazer

Corte 2 circulos com 11cm de diâmetro em tecidos de cores diferentes; corte 1 circulo no acrilom. Junte os 2 tecidos direito com direito, mais o acrilom e costure a máquina ou com pontos de alinhavo bem pequenos – deixe uma abertura para virar. Vire e feche a abertura com pontos invisíveis. Passe com o ferro.

Marque um pouco acima do meio e passe uma carreira de alinhavos para franzir. Puxe a linha e enrole e arremate para ficar bem firme. Dobre a parte inferior para cima e arrume as pétalas para formar os botões de rosa.




Faça as folhas e prenda no caule com um pontinhos - eu usei arame encapado para fazer o caule.









E o meu vasinho de botões de rosas ficou assim.











              E esta rosa é para você!!!








domingo, 9 de dezembro de 2012

TOALHA “TAMPO” DE MESA


Ah, como gosto de descobrir uma maneira nova de fazer as coisas! Foi pensando uma toalha de maneira nova que fiz este tampo de mesa – uma toalha que cobre a mesa sem cair dos lados.

Para mim geralmente a inspiração vem aos poucos, vou juntando coisas que vi e gostei para criar. Então, guardei umas figuras de vasos de flores de um calendário que que a Vera me deu há alguns anos atrás pensando que algum dia eu faria alguma coisa com elas. Depois, bem depois, vi na casa de uma amiga uma toalha que cobria só o tampo da mesa. Juntei estas e outras idéias e resolvi fazer uma toalha tampo de mesa bordada em patch apliqué. Escolhi os motivos e adaptei as figuras de forma que ficassem próprias para aplicar. Usei alguns botões para dar mais vida a alguns bordados.

E aqui está a minha toalha tampo de mesa. Por ser menor achei muito prática. Gostei!