quinta-feira, 21 de maio de 2015

AS BELAS TULIPAS


Fui pela primeira vez ao Festival de Tulipas em Ottawa, Canadá, em 2011. Volto agora em 2015, e vejo mais uma vez que é impossível não se maravilhar com o espetáculo de beleza dessas flores. A tulipa é uma das minhas flores favoritas e acho um privilégio a oportunidade de voltar a esse festival. O que me encanta na tulipa é sua beleza na simplicidade. A abertura de suas pétalas para o alto me recorda a necessidade de me abrir assim para Deus, o autor da beleza.

Este ano comemoramos os 70 anos do término da Segunda Guerra Mundial.  Relembrando o acontecimento foi entregue na entrada do jardim onde fomos (o festival acontece em vários locais da cidade) um folheto contando a história de como a tulipa se tornou a flor oficial de Ottawa. Eu trago pra vocês, em tradução livre, um resumo dessa história.

Tulipa, um legado de 70 anos.
Durante setenta anos a Holanda enviou para o Canadá milhares de bulbos de tulipas (a flor símbolo do país) como sinal de gratidão e amizade a população canadense. Isso foi uma forma de agradecer pelo sacrifício dos soldados canadenses na luta pela libertação da Holanda do domínio nazista na Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra no que ficou conhecido como “inverno da fome” o povo holandês precisou comer bulbos de tulipa para sobreviver.

O presente
Com a ocupação nazista a Família Real Holandesa fugiu para a Inglaterra e mais tarde buscou refúgio na região de Ottawa, Canadá. Quando a Holanda foi liberta da ocupação nazista em maio de 1945, a princesa Juliana (que em 1948 se tornou rainha da Holanda) retornou ao seu país. Como sinal de gratidão ao povo canadense ela doou 100.000 bulbos de tulipa para que a amizade existente entre os dois países fosse permanente.

O símbolo
Atualmente a tulipa é a flor símbolo da amizade internacional, e a flor oficial da cidade de Ottawa, capital do Canadá. Dezenas de variedades de cores embelezam seus jardins em maio, na primavera. Em 1953 o famoso fotógrafo Malik Karsh, impressionado pela beleza das tulipas, sugeriu a realização de um festival anual para celebrar a história da tulipa no Canadá.

As fotos são de 2011 e 1015.



  








Desejo que sua vida seja simples e bela
como uma tulipa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário