segunda-feira, 18 de julho de 2011

PÃO, RITUAIS & LEMBRANÇAS

De volta ao Brasil...
      
Os rituais marcam a vida trazendo um ritmo que nos ajuda a ter segurança e equilíbrio. Identificamos que um ritual nos ajuda quando ele satisfaz uma necessidade espiritual, emocional,  fortalece laços sociais  ou a sua prática simplesmente nos dá prazer. Há os rituais da natureza: as estações do ano, as frutas, flores, legumes e verduras de cada época. Há os rituais das festas religiosas, os rituais familiares e pessoais. Você se lembra de algum ritual próprio de sua família? Você reconhece rituais que você faz frequentemente ou de vez em quando, que te ajuda ou dá prazer? Você costuma cultivar rituais com seus amigos?
       
      Eu cultivo alguns rituais tanto só como com familiares e amigos. No passado, durante algum tempo, eu tinha o ritual de fazer pão aos sábados. Gosto de fazer pão... juntar os ingredientes tão simples – basicamente fermento, água e farinha -, amassar o pão, vê-lo crescer, levar ao forno para assar e sentir o cheiro bom do pão assado encher toda a casa. Depois saborear o pão quentinho... Recentemente, depois de tantos anos, o meu filho falava deste ritual que eu tinha de fazer pão aos sábados – eu quase já tinha esquecido -  dizendo que para ele é uma boa lembrança.

       A minha primeira lembrança de pão feito em casa foi na casa de meus avós paternos. O fermento era feito em casa com uma “isca”- na gamela onde se amassava o pão deixavam um pouco de massa para fazer o fermento do próximo pão. Me lembro de um pão feito no formato de um jacaré com olhos de feijão. Essa lembrança é muito viva, mas como eu era muito pequena não sei se ela é real ou se faz parte do meu imaginário infantil...  Vou pedir ajuda à Ester – a minha irmã que mais conviveu na casa dos meus avós – para ver se é real. Fiquei pensando... o fazer o pão com formas diferentes revela que havia amor, encantamento e arte no processo. Não faziam apenas um pão para matar a fome...

Então, vamos fazer pão?


                        PÃO INTEGRAL COM PASSAS E NOZES

Ingredientes
1e ½  copo de água morna
3 colheres de sopa de óleo
4 colheres de açúcar
1  xícara de nozes picadas ou outro tipo de castanha
1 xícara de passas
Canela em pó a gosto
Um pacotinho de fermento seco para pão
1 colher de chá rasa de sal
 2 copos de farinhade trigo integral e 2 copos  de farinha branca. Use o necessário até soltar das mãos.

Modo de fazer
Em uma tigela grande misture o fermento, a farinha integral, 1 copo da farinha branca e o açúcar.  Misture bem.
Faça uma cova no meio da farinha, coloque o óleo. Dilua o sal na água morna. Vá colocando aos poucos na massa e misturando até colocar toda água. Comece a amassar com as mãos e vá juntando o restante da farinha aos poucos até soltar das mãos sem a massa ficar dura. Amasse bem por cerca de 5 minutos.

 Obs. Quando fazemos pão sempre precisamos ter farinha de trigo a mais para polvilhar as mãos ao manusear a massa. 





Divida a massa em 2 partes, abra, espalhe o recheio e enrole como rocambole.









 Coloque nas 
formas e deixe crescer por 1 hora.












Leve ao forno (180graus) para assar por 20 a 25 minutos.
Quando retiro do forno eu gosto de pincelar manteiga ou margarina sobre o pão quente.




Variações: misture o recheio na massa; experimente outro tipo de recheio.
Para fazer pão de sal substitua as 4 colheres de sopa de açucar por 1 colher de sobremesa de açucar para ajudar o fermento crescer e 1 colher de sobremesa rasa de sal.

 ROSQUINHAS - DONUTS

Vocês já viram aquelas rosquinhas que os policiais de tocaia gostam de comer e por isso estão presentes em muitos filmes? E nos Simpsons o Homer fica babando quando vê uma? O nome delas é  donuts.  Os donuts são feitos de massa de pão frita com cobertura a gosto.  Nos Estados Unidos fomos a uma casa de donuts onde comi um no formato de um pãozinho e que não era frito, mas assado e com recheio de maçã polvilhado com açucar.

 DONUTS - RECEITA BÁSICA 

Ingredientes
3 ½ copos de farinha de trigo (copo de requeijão).
1 pacotinho de fermento seco para pão
¾ de copo de leite
3 colheres de sopa de açucar
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá rasa de sal
2 ovos

Em uma tigela misture o fermento com uma parte da farinha de trigo, o açúcar, o óleo. Acrescente o leite, os ovos e o sal. Misture bem. Amasse colocando o resto da farinha aos poucos até a massa soltar das mãos.

Se você quiser fazer no formato de rosquinhas abra a massa na espessura de mais ou menos 1 cm e corte em rodelas – pode ser com o auxílio de um copo – e faça um buraquinho no meio. Deixe descansar por 1 hora e frite em óleo quente, polvilhe com acúcar e canela ou faça outra cobertura a gosto.


Se for fazer no formato de pão: divida a massa em 15 partes. Abra cada uma com as mãos coloque o recheio e feche bem para não vazar.





Deixe crescer por uma hora e leve ao forno (180graus) por cerca de 25 minutos. Polvilhe açucar ou outra cobertura a gosto.

Recheio de maçã
2 maçãs descascadas e cortadas em cubinhos ou raladas no ralo grosso.
3 colheres de sopa de açucar.
Canela em pó a gosto
Leve ao fogo até cozinhar as maçãs e secar a calda. Deixe esfriar antes de usar.



2 comentários:

  1. Olá Nice,

    Seja bem-vinda ao Brasil!!

    Falando em "Pães, Rituais e Lembranças" me veio a recordação do meu saudoso avô materno - João Moreira - que tinha o Ritual de comprar os Pães para o domingo aos sábados.
    Quando questionado do porque comprar os Pães de domingo antecipadamente, ele dizia: "Domingo é dia de descando, dia do Senhor".
    Na verdade ele não comprava nada aos domingos, era o seu "Ritual".
    Outro Ritual que ele tinha era as orações antes das refeições, guardada na memória até hoje dos netos.

    Boas e saudosas lembranças.

    Abraços,
    Karine

    ResponderExcluir
  2. eu amo os paes da vovó!!!!!!!!!!! Sao deliciososss!!! O meu ritual com vovó é tomar cha de chai com leite!!! Hmmmmmmmmmmm e dividir receitas!!! ebbaaa eu amo a vovó!!!!

    ResponderExcluir