domingo, 24 de julho de 2011

TORTA COM FAROFA – CRUMBLE

 UM POUCO DE HISTÓRIA 
Crumble é um prato doce de origem britânica, feito de compota de frutas picadas cobertas com uma mistura de manteiga, farinha e açúcar, assado até que a cobertura fique crocante. Muitas vezes, é servido com creme ou sorvete, como uma sobremesa após uma refeição quente.
As frutas mais empregadas em crumbles incluem maçã, amora, pêssego, ruibarbo, groselha e ameixa. A cobertura pode conter também aveia em flocos, amêndoas ou outras nozes; às vezes leite azedo (por exemplo, vinagre e leite) é adicionado para dar ao crumble um gosto mais exótico. Açúcar mascavo é muitas vezes polvilhado sobre a cobertura do crumble, de modo a formar um pouco de caramelo depois de assado
Os crumbles surgiram na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial. Devido ao racionamento, não havia ingredientes para as tortas tradicionais, que exigiam muita farinha, gordura e açúcar para a massa. Usavam uma simples mistura de farinha, margarina e açúcar para cobrir a torta. O prato também tornou-se popular devido à sua simplicidade, uma vez que deixava às mulheres mais tempo para fazer outras tarefas.
MINHA EXPERIÊNCIA
        Você sabe fazer uma boa massa de torta? Se sabe, meus parabéns, porque eu não sei! E abrir a massa então? Acho muito cansativo e nem sempre consigo fazer a massa no ponto certo. Então, para quem se sente assim como eu, vai esta receita deliciosa e fácil de fazer. Ela fica muito gostosa como sobremesa com sorvete de creme - ou para o lanche da tarde.  Me lembro de quando comi de maçã com canela, morninha, com sorvete de creme, na companhia de pessoas queridas, em Peggys Cove, no Canadá. Saborear essa delicia com capucino, o friozinho lá fora, um ambiente agradavel, a boa companhia... 

       Recentemente fiz de blueberry (mirtilo) para a Aline aqui em casa. Blueberry é uma frutinha silvestre típica de lugares frios. É muito comum no Canadá e Estados Unidos. A Aline não conhecia blueberry, mas ouvia a minha propaganda da frutinha. Quando fui ao Canadá no verão de 1999, caminhando pelo campo ao redor da casa descobri o blueberry. Fiquei sabendo que era uma fruta silvestre do local. Aí foi um tal de experimentar tudo de blueberry – chá, geléia, sorvete, etc. Ah... que boas lembranças eu tenho daqueles dias...  Outro bom momento foi a experiência de encontrar o blueberry aqui e, junto com Aline, fazer esta deliciosa receita. Essa deliciosa frutinha sempre me traz uma boa lembrança, algo bom está no ar...

Algumas informações sobre o mirtilo ou bueberry: O mirtilo é conhecido como blueberry, em inglês, e arándano, em espanhol, incluído-se no grupo das pequenas frutas, junto com a amora, morango, framboesa e fisalis. É uma das frutas frescas mais ricas em antioxidantes já estudadas. Tem um conteúdo particularmente elevado de polifenóis tanto na casca quanto na polpa, os quais conferem funções de proteção sobre as paredes das células. Rev. Bras. Frutic. vol.30 no.2 Jaboticabal June 2008



Eu já experimentei com maçãs, passas e canela; morango; e com bananas. Nos Estados Unidos eu fiz com maçãs e ruibarbo. Ainda quero experimentar fazer com amoras, deve ficar muito bom...

RECEITAS

                                                     Crumble de blueberry

- Eu usei como medida um copo de 200 ml.
Ø  Massa:
1 copo de açucar.
3 copos de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento químico
¾ de copo de manteiga ou margarina
1 ovo
Misture  com as mãos até ficar como uma farofa. Coloque a metade da massa numa forma
Ø  Recheio:

2 caixinhas de blueberry. Junte ½ copo de açucar e 1 colher de sobremesa de amido de milho, misturando com as frutas levemente. Espalhe as frutas sobre a massa que já está na forma.




Cubra com o restante da massa e leve ao forno (180graus) para assar por 45 minutos.


 Uma receita ainda mais simples:
  • Crumble de maçãs, passas e canela

3 copos de farinha de trigo
1 copo de açucar
¾ de copo de manteiga ou margarina
  • Recheio

3 maçãs picadas em fatias ou pedaços pequenos  – pode ser com ou sem a casca
1 colher de sopa de açucar
1 colher de chá de canela em pó
1 xícara de passas

Modo de fazer
Misture a farinha de trigo, o açúcar e a margarina até formar uma farofa.
Unte uma forma e coloque a mistura de maçãs picadas, passas, canela e açucar.
Por cima coloque a farofa (crumble). Leve ao forno (180gr) para assar até ficar dourado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário