sexta-feira, 9 de setembro de 2011

COOKIES COM GOTAS DE CHOCOLATE


      Eu conheci este biscoito na primeira vez que fui ao Canadá. Me lembro que as vezes os supermercados davam como degustação e quando íamos ao supermercados eu ficava torcendo para que tivesse degustação de cookies. Lá é um biscoito típico e os meus netos aprederam a fazer na escola. De lá para cá fiz inumeras vezes, testei muitas receitas até descobrir os macetes, e é o preferido da família.

      Criança e biscoito sempre é uma combinação que dá certo. Minha amiguinha Maria Vitória (10 anos) sempre dizia que queria vir em minha casa aprender a fazer cookies – ela está se interessando muito pela arte de cozinhar e até comprou, com o dinheiro de sua mesada, um livro enorme tipo uma enciclopédia de culinária. E foi uma alegria quando ela e Patrícia sua mãe vieram aqui para fazermos cookies.


Acúcar mascavo e açucar demerara
Você pode fazer este biscoito com açúcar mascavo, mas o melhor tipo de açucar é o demerara – eu costumo encontrar com facilidade nos melhores supermercados. O  açucar demerara é semelhante ao açucar cristal escuro. No Canadá é feito com o açucar demerara que eles chamam de brow sugar.

 Você vai encontrar as gotas de chocolate em casas de produtos para panificadores.  Já experimentei fazer com chocolate granulado, mas com gotas de chocolate fica muito melhor.


COOKIES

1 copo (235 ml) raso de açúcar demerara
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 ovo
1 colher de chá de baunilha
1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio
1 xícara (235 ml) de gotas de chocolate
2 e ½ copos (235 ml) de farinha de trigo

MODO DE FAZER

Numa tigela misture muito bem o açúcar, a manteiga ou margarina, o ovo, a baunilha e o bicarbonato. Junte as gotas de chocolate. Depois a farinha de trigo aos poucos. Deixe a massa descansar por uns 10 minutos. Com uma colher coloque a massa em um tabuleiro forrado com papel manteiga ou papel alumínio. Leve ao forno (180graus) por 20 a 25 minutos.

ATENÇÃO: passado este tempo os biscoitos vão estar moles e você pode pensar que ainda não assaram, mas retire do forno e deixe esfriar no tabuleiro que eles vão chegar à textura certa. 

Tulipas de patchwork

Um comentário:

  1. Um delícia fazer os cookies e comer então... sem palavras para descrever!!!
    Amamos você e já estamos cheias de saudades.
    Beijos,
    Pat e Vivi

    ResponderExcluir