quarta-feira, 30 de julho de 2014

BOLO DE MANDIOCA DA VERA

     Eu conheci o bolo de mandioca (aipim) quando fui morar no Espírito Santo, então acho que é uma iguaria típica da terra capixaba e é uma presença indispensável nas festas juninas.
A Vera descobriu um modo diferente de fazer o tradicional bolo de mandioca e eu partilho com vocês como recebi dela por e-mail. Acrescentei o modo de fazer para ajudar quem não tem prática de fazer bolo.

Receita de Bolo de Mandioca da Vera
Queridas,
Aqui está a receita de Bolo de Mandioca que inventei por acaso.
Estava dando uma arrumação na geladeira e este material estava lá dando sopa, então resolvi fazer um bolo, veja o que saiu, um bolaço!! Uma delicia... Não me lembro da última vez que comi um bolo de mandioca e nem sabia como fazia...
Fui colocando o trigo até engrossar a massa e  muito tempo depois eu fiquei sabendo que na receita original do bolo de mandioca não tem trigo... Ficou sendo então uma versão do bolo de mandioca.


Ingredientes
½  quilo de mandioca crua ralada com o caldo
3 ovos
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 xícaras de leite
1 xícara de açúcar
1 xícara de coco ralado ou menos, conforme o gosto
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa e meia de fermento químico em pó
4 colheres de sopa de farinha de trigo bem cheias ou até engrossar a massa na espessura de bolo normal.
Espero que gostem!!!

Modo de fazer
Bata no liquidificador a mandioca picada, os ovos, o leite, a manteiga e o açúcar. Vire em uma tigela e junte o coco ralado, o queijo ralado, o fermento em pó químico e a farinha de trigo; bata um pouco com uma colher ou batedeira. Unte uma forma com manteiga, polvilhe farinha de trigo, vire a massa e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos.

 Gosto de comer ainda quente com café... 
Uma delícia!!!

sábado, 26 de julho de 2014

BOLO DE NOZES

Com cobertura de brigadeiro.


     Há um bom tempo não publico nenhuma receita no blog que, aliás,  não está correspondendo  ao nome – quase só tem bordados, sem bolinhos...

     Já devo ter falado isto em outros posts, mas vou repetir: gosto muito de cozinhar! Gosto de ver como os ingredientes simples que usamos para preparar uma receita, numa alquimia ao cozinhar ou assar, se transforma num alimento saboroso. Alimento. Acho que isto explica em parte o meu gosto de cozinhar: alimentar pessoas. Lembro-me de minha mãe na cozinha... ela fazia a mais simples e saborosa comida no fogão de lenha, e conhecia se a comida estava pronta só de olhar – reconhecia a aparência que o alimento adquiria quando estava pronto.
   
 Aniversário de um neto... Avó existe para paparicar os netos, não é? E ele aproveitou a presença da avó para comemorar o aniversário comendo suas sobremesas preferidas.  A pedido dele fiz meu primeiro quindão, seu doce favorito. Como nunca fiz eu não tinha a receita - peguei a receita no site Tudo Gostoso e deu muito certo.   

Aniversário precisa ter bolo, não é? O preferido dele é o bolo de nozes.

     Peguei uma receita que tenho há muito tempo, e não sei de onde tirei ou quem me deu. Receita copiada no meu velho caderno de receitas que eu ia jogar fora e a Vera pegou para ela, há muitos anos atrás, ainda no Brasil. E quando estou no Canadá sempre busco nele uma receita para atender aos pedidos.

BOLO DE NOZES
Ingredientes
2 ovos
2 xícaras de açúcar
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 xícara de leite (200ml)
200gr de nozes picadas
2 xícaras de farinha de trigo (200ml)
1 colher de sopa rasa de fermento químico em pó

Cobertura de brigadeiro
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de chocolate em pó.
100 gr de nozes moídas
Nozes para decorar

Modo de fazer
Em uma tigela grande bata os ovos, o açúcar, o sal e a manteiga. Junte o chocolate em pó, o leite e as nozes picadas. Acrescente a farinha de trigo sempre batendo. Por último junte o fermento misturando suavemente. Unte uma forma e polvilhe com farinha de trigo. Vire a massa na forma e leve ao forno (180graus) por cerca de 25 minutos.

Enquanto o bolo assa prepare a cobertura.
Em uma panela leve ao fogo o leite condensado, o chocolate e a manteiga, mexendo sempre até engrossar um pouco - como um brigadeiro bem molinho.
Separe 1/3  da massa para o recheio e junte 100gr de nozes moídas.
Depois do bolo assado corte ao meio, espalhe o recheio. Cubra o bolo com o restante do brigadeiro. Enfeite com nozes.

Dicas: Para picar as nozes: ponha as nozes dentro de um saco plástico e passe o rolo de macarrão ou uma garrafa por cima até quebrar as nozes a seu gosto. Para moer bata no liquidificador ou mix.

Para avós e netos,
Feliz dia dos avós!!!

terça-feira, 22 de julho de 2014

UMA VILA ANTIGA

      
No final de semana fomos passear em uma vila antiga perto da divisa com os Estados Unidos. Upper Canada Village é um sítio histórico que retrata uma aldeia do século 19. A vila começou a ser construída em 1958 porque uma obra no rio S. Lourenço inundaria permanentemente dez aldeias históricas da região. Para não perder as construções antigas eles transportaram algumas casas para o lugar onde estão agora e criaram um sítio histórico. Todos os que trabalham no local se vestem com trajes da época.

  
Entrada da vila
  A vila retrata a vida rural conforme o costume inglês canadense nos idos de 1850. O local conta com mais de 40 edifícios históricos – fábrica de lã, serraria, moinho, ferreiro, funileiro,sapateiro,  marceneiro, padaria, queijaria, igreja, prefeitura, escola, casa do médico, do pastor, etc. A agricultura e pecuária é demonstrada por hortas e plantações, criação de cavalos, vacas e ovelhas.
    O antigo hotel é um restaurante onde almoçamos, atendidos por pessoas com traje da época.

    Está retratada também a vida doméstica, social e religiosa do século 19 com várias construções que retratam o costume do local e da época. Uma casa de roça – que se parece e tem o mesmo cheiro de uma casa de roça de 50 anos atrás em Minas Gerais. As donas de casa faziam os trabalhos domésticos e trabalhos em patchwork como demonstrado dentro de uma casa.
    O barco puxado por um cavalo... o passeio de trem... O passeio de charrete... Tudo isso em meio a jardins e belas paisagens.

    
A casa da costureira
Chamou minha atenção casa da costureira que fazia roupas e chapéus para as senhoras da vila procurando seguir a última moda de Londres e Nova York – em exposição várias peças e como eram usadas. 

E a escola com alunos e professores jogando durante o recreio, vestidos a caráter.



CENAS DA VILA
Professaras e alunos no recreio














O barco puxado por cavalo

Jardins da entrada
Parecem as camponesas que bordamos
O paiol
Moça fazendo crochê













CONHECENDO O PASSADO 
CONSTRUIREMOS O FUTURO.

BOA SEMANA PARA VOCÊS!

sábado, 12 de julho de 2014

OTTAWA, CANADÁ - 2



Manhã de domingo, Benjamin impaciente para estrear a bike nova... Vamos lá... passear no centro de Ottawa e comprar produtos típicos num mercado italiano.  





Depois paramos para lanchar na Le Moulin de Provence. O lugar tem uma história curiosa: a lanchonete estava à beira da falência, se preparando para fechar as portas, quando o recém- eleito presidente Obama, numa viagem ao Canadá parou lá para lanchar. Isso mudou totalmente a situação da padaria. Hoje virou ponto turístico e vive cheia. Tem até o biscoito do Obama. Realmente a propaganda é a alma do negócio.

Biscoito do Obama
Fora esta historia o local é realmente bom com uma grande variedade de produtos – fomos lá atraídas pelo pão francês com saudades e desejo de comer um pão francês semelhante ao brasileiro, nosso gostoso pão de sal. Achamos um pão francês, mas não tão bom como o nosso. 

Museu de Belas Artes
O recanto de um jardim
Escadaria no centro de Ottawa















Boa semana para todos!!!!!