quarta-feira, 30 de julho de 2014

BOLO DE MANDIOCA DA VERA

     Eu conheci o bolo de mandioca (aipim) quando fui morar no Espírito Santo, então acho que é uma iguaria típica da terra capixaba e é uma presença indispensável nas festas juninas.
A Vera descobriu um modo diferente de fazer o tradicional bolo de mandioca e eu partilho com vocês como recebi dela por e-mail. Acrescentei o modo de fazer para ajudar quem não tem prática de fazer bolo.

Receita de Bolo de Mandioca da Vera
Queridas,
Aqui está a receita de Bolo de Mandioca que inventei por acaso.
Estava dando uma arrumação na geladeira e este material estava lá dando sopa, então resolvi fazer um bolo, veja o que saiu, um bolaço!! Uma delicia... Não me lembro da última vez que comi um bolo de mandioca e nem sabia como fazia...
Fui colocando o trigo até engrossar a massa e  muito tempo depois eu fiquei sabendo que na receita original do bolo de mandioca não tem trigo... Ficou sendo então uma versão do bolo de mandioca.


Ingredientes
½  quilo de mandioca crua ralada com o caldo
3 ovos
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 xícaras de leite
1 xícara de açúcar
1 xícara de coco ralado ou menos, conforme o gosto
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa e meia de fermento químico em pó
4 colheres de sopa de farinha de trigo bem cheias ou até engrossar a massa na espessura de bolo normal.
Espero que gostem!!!

Modo de fazer
Bata no liquidificador a mandioca picada, os ovos, o leite, a manteiga e o açúcar. Vire em uma tigela e junte o coco ralado, o queijo ralado, o fermento em pó químico e a farinha de trigo; bata um pouco com uma colher ou batedeira. Unte uma forma com manteiga, polvilhe farinha de trigo, vire a massa e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos.

 Gosto de comer ainda quente com café... 
Uma delícia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário