domingo, 16 de outubro de 2016

PÃO INTEGRAL

Uma experiência na arte de fazer pão...

Tarde de sexta, já no clima de fim de semana... a Vera começa a falar sobre pão - sobre como ela gosta de pão com muitos grãos e não encontra um do seu gosto -, e buscar receitas na internet.  Ela encontrou um vídeo em que a pessoa falava que para fazer pão os ingredientes são sempre os mesmos: farinha, água, fermento, açúcar, sal e óleo. O resto é o que a sua imaginação permitir.

Então, abri o armário para ver o que tínhamos, e tínhamos muitas coisas – trigo, aveia, cevada, quinoa, semente de girassol, passas, germe de trigo, canela.

Com estes ingredientes criei esta receita de pão. Ficou muito saborosa, mas por ter muitos grãos ficou rústico, mais ao sabor de quem gosta do pão bem integral. Mas esta receita pode ser feita com o que você tem à mão – desde que tenha os ingredientes básicos. Na próxima fornada vou acrescentar frutas frescas como maçã ou banana.
RECEITA
1 colher de sopa de fermento
1 ½ copo de água morna
2 colheres de sopa de açúcar
¾ de copo de farinha de cevada
1 copo de farinha de trigo branca
¼ de copo de quinoa moída
¼ copo de germe de trigo
½ copo de aveia
¼ copo de passas
¼ copo de semente de girassol
1 colher de chá de canela em pó
1 colherinha de sal
5  colheres de sopa de óleo
Farinha de trigo integral até soltar das mãos ( mais ou menos 3 copos).

MODO DE FAZER
Em uma tigela grande misture um pouco de farinha de trigo, o fermento e o  açúcar. Acrescente a água morna, e depois os outros ingredientes.  Amasse muito bem (cerca de 10 minutos). A leveza do pão depende muito do quanto ele é amassado.
Faça os pães e deixe crescer por 1 ½ hora – eu deixo dentro do forno apagado. Depois desse tempo ligue o forno e deixe assar por cerca de 35 minutos.

ü  Dica: nos dias mais frios ligue o forno por cerca de 30 segundos, apague e coloque os pães dentro para crescer. O calorzinho do forno ajuda na fermentação.

Depois é só saborear este delicioso pão saído do forno, bem quentinho, com manteiga e um delicioso café. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário