segunda-feira, 11 de abril de 2011

TORTA DE MORANGO OU UVA

A primeira vez que eu comi essa torta foi assim: era dia do meu aniversário  e a Beth levou uma deliciosa torta de morango.  Pegando a receita com ela eu experimentei fazer em dias festivos na família. Pedro Henrique gostou tanto que até hoje se perguntarmos a ele qual a sobremesa que ele quer no seu aniversário, Natal, e até mesmo no aniversário de outros membros da família – nós já sabemos a resposta dele: torta de uva. Ele gosta mais com uva - e exige que seja “uva sem caroço”.  Esta receita é suficiente para uma forma de 25 cm de diâmetro. Se preferir pode fazer em taças individuais. O divertido numa receita é criar, variar, mudar alguma coisa para ficar do nosso jeito.
RECEITA
1.    Creme:
Ø  2 latas de leite condensado
Ø  1 e ½ lata de leite (medida na lata de leite condensado vazia).
Ø  1 colher de sopa de margarina
Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar (aparecer um pouco o fundo da panela).
Deixe esfriar – quando eu dei esta receita para a Verinha e não disse que precisava deixar esfriar o creme ela o colocou quente sobre os morangos... você pode imaginar o desastre... estragou a receita!
2.    As frutas
Ø  2 caixinhas de morango – mais ou menos 1 kg de uvas
Enquanto o creme esfria, lave e enxugue as uvas ou os morangos inteiros – tenha o cuidado de retirar as folhinhas com as mãos sem cortar o cabinho, senão pode soltar o suco do morango e sua torta ficar aguada – e arrume no fundo da travessa que você for usar.
Coloque o creme frio sobre as uvas ou morangos.











3.    Cobertura:
Ø  1 barra de chocolate ao leite (200 gr). O Pedro Henrique gosta de chocolate com castanha de cajú, eu prefiro sem castanha.
Ø  1 lata de creme de leite


Quebre com as mãos e leve ao fogo em banho-maria ou micro-ondas para derreter misturando bem para não ficar nunhum pedaço inteiro. Depois junte o creme de leite e misture bem. Vire sobre a torta. Deixe gelar por algumas horas e saboreie!

Um comentário:

  1. Não vale vó!! essa tbm é a minha torta predileta!! Quando eu liguei para o Pedro para deseja-lo parabéns eu o perguntei se tinha comido muito... ai ele falou "sim especialmente a torta de uva da vovó, lembra aquela que nós amamos?"
    Muito gostosoo!!

    ResponderExcluir