quinta-feira, 16 de junho de 2011

PATCHWORK CRAZY

  
Patchwork é um trabalho manual, uma arte, que eu gosto muito de fazer. Acho que quando começo a juntar os  retalhos de  tecidos de alguma forma eu faço o exercício de  juntar os pedaços da minha vida... Quando vamos unindo tecidos e cores diferentes e vendo a beleza do trabalho podemos exercitar também o acolhimento ao diferente em nossa vida. As vezes um pedaço de tecido que eu não dava nada por ele completa o que faltava em um trabalho. É comum rejeitarmos uma pessoa porque ela é diferente, pensa diferente de nós ou faz as coisas de forma diferente, sem percebermos que o diferente dá cor à nossa vida. Se fossemos todos iguais o mundo seria muito chato. Outra coisa que exercito fazendo patchwork é trabalhar com as cores, com o claro/escuro. Me sinto realizada quando consigo criar uma boa harmonia com as cores e tecidos.

 Há algum tempo atrás eu peguei pequenos retalhos – sobra de outros trabalhos que fiz -  e, como eram pedaços muito pequenos, juntei com pontos de bordado e fiz  alguns porta moedas que dei para Valéria, Aline e Lucinha e elas gostaram muito.






Nos Estados Unidos encontrei uma grande variedade de publicações  sobre essa arte – o patchwork crazy (maluco) – e descobri que o que eu fazia nas minhas bolsinhas era essa forma de patchwork.





 A diferença entre o patchwork crazy e o tradicional é a grande variedade de materiais e formas; ele não tem regras, todas as combinações são possíveis. Podemos exercitar muito a criatividade usando grande variedade de pontos, tecidos de textura diferentes, linhas de seda e algodão, botões, rendas, fitas, enfim, tudo o que quisermos usar e fizer uma harmonia na diferença.  As vezes podemos seguir um esquema, mas o mais comum e bonito é formar desenhos abstratos de grande beleza.



Pode-se costurar a máquina de modo a esconder a costura e deixar assim ou bordar as emendas.
 Eu não dobro a beira do tecido, faço a mão, prendendo os retalhos com pontos de bordar diferentes.




Tudo o que aprendi aqui sobre o patchwork crazy despertou a minha criatividade e desejo de desenvolver o que já faço. Tenho projetos para realizar quando voltar para casa...

Um comentário:

  1. Nice,
    Muito lindas suas bolsinhas!!
    Acho fantástica sua forma de escrever e associar as coisas.

    bjos
    Karine

    ResponderExcluir