terça-feira, 16 de agosto de 2011

BROINHA CACHAMBÚ



       Que coisa gostosa é comer uma broinha de fubá com café feito na hora! Para mim tem gosto de infância, de fazenda em Minas Gerais, de ir ao moinho pegar o fubá, buscar os ovos no ninho da galinha,  de família reunida, de pés descalços correndo pelo chão, de som da cachoeira, canto dos pássaros, mugir das vacas, aboio de meu pai e meus irmãos, leite quente tirado na hora, histórias contadas na beira de um fogão a lenha... e tantas outras coisas boas.

Num supermercado aqui perto de casa eles fazem a broinha caxambú e toda vez que eu ia lá procurava as benditas broinhas, mas nem sempre encontrava. Então, resolvi fazer as broinhas; fui fazendo experiências até chegar a esta receita.

BROINHA CACHAMBÚ


1 copo e ½ de açucar – pode usar açucar cristal ou açucar mascavo se preferir.
3 colheres de sopa de margarina ou manteiga
2 ovos
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Erva doce à gosto
2 copos de fubá
1 copo de farinha de  trigo – o copo usado como medida é de 200ml.

Modo de fazer:

Em uma tigela misture bem o açucar, os ovos, a margarina, o bicarbonato e erva doce. Junte o fubá e o a farinha de trigo, amassando com as mãos. Faça as broinhas e leve ao forno (180graus) em tabuleiro forrado com papel alumínio ou papel manteiga por mais ou menos 25 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário