segunda-feira, 8 de agosto de 2011

COLCHA & HISTÓRIA



         Eu já partilhei com vocês a alegria que sinto quando realizo algo que expande minha criatividade. Quando vou juntando pedaço a pedaço os tecidos, linhas, cores, e no final sai algo bonito e significativo. Como sempre estou buscando uma nova inspiração há algum tempo atrás eu tive a idéia de fazer uma colcha de patchwork com minha história de vida, isto mesmo, minha vida em uma colcha.

        Você já pensou na história da sua vida? Há pessoas que vivem sem ter consciência de si e da vida, por isso acabam sempre repetindo os mesmos erros do passado. Quando penso na minha história meu primeiro pensamento é a família em que eu nasci. As vezes pensamos que somos o centro de tudo, mas quando nascemos nossa família já existia com sua própria história, hábitos, costumes, cultura, etc. E ao nascer entrei na história desta família, já constituída, e que foi enriquecida com o meu nascimento. A história da minha vida se desenvolve a partir desse contexto familiar que me afeta com seus valores e desvalores.

       E assim, quadro a quadro, fui recapitulando minha vida no que se revelou depois ser um processo de amorização e cura interior.  Ao pensar em nossa história de vida é importante valorizar as coisas boas que vivemos, e não ficar apenas nas tristezas.

      Há, estou me lembrando que a idéia de fazer a colcha veio quando recebi um desenho da Myrna e pensei que eu queria guardar aquele momento, aquela visão que ela tinha quando criança. A partir daquele desenho  de uma de minhas netas – que se tornou o primeiro quadro bordado - é que me veio a inspiração de fazer a colcha. Depois do desenho da Myrna, bordei cenas agradáveis da minha infância, coisas que me fazia feliz quando eu era criança. Depois fui bordando as coisas importantes, lugares onde eu gostei de viver, viagens agradáveis, mudanças importantes que aconteceram na minha vida, olhei também um pouco para o futuro, para o modo como eu queria viver a vida a partir daquele momento. Depois bordei os desenhos feitos pelos meus outros netos ainda crianças e adolescentes, e os meus filhos também participaram com seus desenhos. 


Quando eu olho para a colcha eu vejo toda a trajetória da minha vida com suas luzes e sombras, graças a Deus.

Este foi o meu primeiro trabalho de patchwork, e a partir dele, aos poucos, fui desenvolvendo o gosto por essa arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário