domingo, 6 de novembro de 2011

MEMÓRIAS DE VIAGEM - 1

       Lisboa foi a porta de entrada, por onde começamos, nossa viagem pela Europa – Portugal, França, Espanha e Inglaterra.  Lisboa... cidade antiga e moderna, cheia de história - história que muitas vezes se entrelaça com a história do Brasil. E tem sua economia baseada sobretudo na exportação de cortiça, vinhos e azeite. Com belas calçadas, as tradicionais calçadas com pedras que também usamos no Brasil, e o uso de azulejos na decoração das casas - costume que herdamos dos portuguêses e agora, segundo a guia, o modelo brasileiro está revitalizando essa arte em Portugal.

O bonde em Lisboa
       Depois de um tour pelos pontos turísticos, com paradas para o almoço em que o prato principal era um delicioso bacalhau - depois darei a receita para vocês - e para saborear o tradicional pastel de Belém, no final da tarde seguimos para Fátima. No hotel, em Fátima, tive a alegria de encontrar Vitorinha e Ildeque, um casal amigo de Colatina. O mundo é pequeno...





Barcelona - vista do Montjuic
      Saimos de Fátima em direção a Lisboa de onde pegamos um avião para Barcelona. Na chegada fomos recebidos pelo Mário – nosso motorista português que ficou conosco até o final da viagem em Londres. Mário foi muito mais que um motorista, se tornou para nós um amigo.

   





Entrada do "Pueblo"
   


Almoçamos num lugar muito bonito e tradicional, um “pueblo”. É uma praça cercada de muralhas, com restaurantes e lojas de artesanatos e produtos típicos ao redor. As mesas espalhadas pelas calçadas, alguém tocando um violão... pura poesia. 

Interior do "pueblo"

     Depois, como tinhamos a tarde livre, fizemos um tour num ônibus de turismo local vendo as belezas de Barcelona de cima do ônibus, na parte aberta, com o vento frio batendo no rosto.

       Barcelona é uma bela cidade situada as margens do mar Mediterrâneo, foi fundada pelos romanos no século II a/C. Tem uma intensa vida cultural e é muito bonita com seus parques, fontes, árvores e praças. Apesar de ser uma cidade muito antiga é clara e arejada. Como era sábado, era  grande o número de pessoas caminhando pelos parques e subindo os montes.

      
     

      Na parte antiga da cidade merece destaque o bairro gótico, o único local onde ainda resta uma parte da muralha do tempo dos romanos. Cada ângulo e cada ruela que de repente se abre numa praça traz uma surprêsa e beleza inusitada.










    

       Outra coisa que chama a atenção em Barcelona são as obras de Gaudi, que hoje em dia identificam a cidade. É impossível pensar em Barcelona sem pensar na igreja da Sagrada Família (ainda em construção) e tantas outras obras desse genial arquiteto.

 Gaudí... arrojado, audacioso, considerado louco em seu tempo, revolucionou a arquitetura. Com suas obras inspiradas na natureza e no  ser humano quebrou os padrões. Olhando para suas criações podemos lembrar que Deus sempre quebra os nossos padrões:
“Quanto o céu é mais alto que a terra, tanto os meus caminhos estão acima dos vossos caminhos e meus pensamentos acima dos vossos pensamentos” (Is 55,9).



Montserrat





Amei Barcelona!



2 comentários:

  1. Maravilhosas imagens!!

    As pessoas que conheço que visitaram Barcelona se encantaram com ela: a beleza do encontro do moderno com o antigo, a maravilhosa igreja Sagrada Família. Nossa... um sonho de viagem!!

    Fantástico você ter visto tudo isto!

    Abraços,
    Karine

    ResponderExcluir
  2. Uma belíssima viagem, tia! O que mais me encanta em lugares assim, históricos, é a visão que cada um tem, de um jeito diferente, mas que sempre nos possibilita refletir, ver como Deus é perfeito e como nos criou com grande inteligência, sabedoria e bom gosto!!!

    Saudades...

    ResponderExcluir