sábado, 26 de julho de 2014

BOLO DE NOZES

Com cobertura de brigadeiro.


     Há um bom tempo não publico nenhuma receita no blog que, aliás,  não está correspondendo  ao nome – quase só tem bordados, sem bolinhos...

     Já devo ter falado isto em outros posts, mas vou repetir: gosto muito de cozinhar! Gosto de ver como os ingredientes simples que usamos para preparar uma receita, numa alquimia ao cozinhar ou assar, se transforma num alimento saboroso. Alimento. Acho que isto explica em parte o meu gosto de cozinhar: alimentar pessoas. Lembro-me de minha mãe na cozinha... ela fazia a mais simples e saborosa comida no fogão de lenha, e conhecia se a comida estava pronta só de olhar – reconhecia a aparência que o alimento adquiria quando estava pronto.
   
 Aniversário de um neto... Avó existe para paparicar os netos, não é? E ele aproveitou a presença da avó para comemorar o aniversário comendo suas sobremesas preferidas.  A pedido dele fiz meu primeiro quindão, seu doce favorito. Como nunca fiz eu não tinha a receita - peguei a receita no site Tudo Gostoso e deu muito certo.   

Aniversário precisa ter bolo, não é? O preferido dele é o bolo de nozes.

     Peguei uma receita que tenho há muito tempo, e não sei de onde tirei ou quem me deu. Receita copiada no meu velho caderno de receitas que eu ia jogar fora e a Vera pegou para ela, há muitos anos atrás, ainda no Brasil. E quando estou no Canadá sempre busco nele uma receita para atender aos pedidos.

BOLO DE NOZES
Ingredientes
2 ovos
2 xícaras de açúcar
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 xícara de leite (200ml)
200gr de nozes picadas
2 xícaras de farinha de trigo (200ml)
1 colher de sopa rasa de fermento químico em pó

Cobertura de brigadeiro
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de chocolate em pó.
100 gr de nozes moídas
Nozes para decorar

Modo de fazer
Em uma tigela grande bata os ovos, o açúcar, o sal e a manteiga. Junte o chocolate em pó, o leite e as nozes picadas. Acrescente a farinha de trigo sempre batendo. Por último junte o fermento misturando suavemente. Unte uma forma e polvilhe com farinha de trigo. Vire a massa na forma e leve ao forno (180graus) por cerca de 25 minutos.

Enquanto o bolo assa prepare a cobertura.
Em uma panela leve ao fogo o leite condensado, o chocolate e a manteiga, mexendo sempre até engrossar um pouco - como um brigadeiro bem molinho.
Separe 1/3  da massa para o recheio e junte 100gr de nozes moídas.
Depois do bolo assado corte ao meio, espalhe o recheio. Cubra o bolo com o restante do brigadeiro. Enfeite com nozes.

Dicas: Para picar as nozes: ponha as nozes dentro de um saco plástico e passe o rolo de macarrão ou uma garrafa por cima até quebrar as nozes a seu gosto. Para moer bata no liquidificador ou mix.

Para avós e netos,
Feliz dia dos avós!!!

Um comentário: