domingo, 17 de abril de 2011

BISCOITOS


      Nós chamavamos a nossa avó paterna de Dindinha. Quando ela morreu  eu tinha sete anos e por isso não convivi muito com ela, mas o pouco que convivi deixou boas lembranças. Um dia, desejando resgatar um pouco a sua imagem, eu perguntei ao meu pai como ela era. Ele me respondeu que ela era uma pessoa muito boa, que gostava muito de rezar e de fazer biscoitos. Era assim a lembrança que ele guardava de sua mãe. Acho que me pareço um pouco com ela. Não me acho uma pessoa assim muito boa, mas bondade é uma coisa que me toca e que admiro. As vezes encontro pessoas das quais penso: meu Deus, como ela é boa! Mas eu certamente pareço com a Dindinha por gostar de rezar e de fazer biscoitos. Gosto muito de fazer biscoitos, e aqui em casa procuro sempre ter biscoitos feitos por mim e sempre estou procurando uma receita diferente.
     A primeira vez que eu comi esses biscoitos de avelãs foi nos Estados Unidos, a Vera comprou para eu experimentar porque ela gostava deles. Eu gostei, mas achei que eram muito torrados. Quando consegui a receita e fiz pela primeira vez  vi que no dia em que foram feitos ficavam macios, com o passar dos dias iam endurecendo. Mas mesmo duros fica muito gostoso se molharmos no capucino ou café com leite. Só consegui fazer com que ficassem mais do meu gosto na terceira vez que fiz. Mas para me consolar outro dia eu vi uma entrevista de um chefe de cozinha famoso e ele dizia que a gente acerta uma receita errando. As vezes uma receita que já temos prática de fazer sai errada por um motivo qualquer. Então, experimente esta receita.
                                    BISCOITO DE AVELÃS

Você pode substituir as avelãs por qualquer tipo de castanha.
1 e ½ xícara(100 ml) de açucar
2 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
 1 xícara de avelãs picadas
1 colher de sopa rasa de fermento quimico em pó
4 xícaras de farinha de trigo. Vá colocando aos poucos, talvez você gaste um pouco mais ou menos, depende do tamanho dos ovos e de sua medida de manteiga.
Modo de fazer:
Comece misturando bem o açucar, a manteiga, os ovos, baunilha e  avelãs. Vá juntando a farinha de trigo aos poucos e amassando com as mãos. A massa não pode ficar muito dura.

Forre uma assadeira com papel aluminio ou papel manteiga – eu detesto lavar assadeira agarrada. Divida a massa em 2 ou 3 partes e enrole no formato de pão. Leve ao forno para assar por 20 minutos.





 Retire do forno e corte em fatias. Desligue o forno e ponha o tabuleiro de biscoitos para terminar de assar – com o forno apagado. Deixe até o forno esfriar





Eu e Aline gostamos deles feitos da forma original, mas se você preferir pode fazer os biscoitos enrolados um a um.
Enquanto você espera os biscoitos ficarem prontos pegue um livro para ler. Eu li recentemente e gostei muito de “Ausência na primavera” de Agatha Christie sob o pseudônimo de Mary Wesrmacott. É a história de uma mulher ausente de si mesma.
Faça um chá ou um café para saborear com os biscoitos feitos por você sem gordura trans ou conservantes, e se alegre com sua obra de arte.

2 comentários:

  1. Nice, ao ler esta postagem me peguei fazendo uma viagem no tempo. Minha vó Lenice gostava de fazer uns sequilhos para comermos no café, colaborávamos ajudando-a a enrolá-los. Minhas férias na casa dela eram sempre muito especiais.
    Um abraço,
    Karine

    ResponderExcluir
  2. eu fiz eles denovooooo fiquei com uma saudade de vc!!

    ResponderExcluir