quarta-feira, 6 de abril de 2011

UM MUNDO DE PONTOS

    O trabalho manual  (bordado, tricô, crochê, costura) sempre foi importante para mim. Eu me lembro que quando era criança, com oito ou nove anos, fazia vestidos para uma pequena boneca que eu tinha usando uma velha máquina de costura manual de minha mãe – máquina que tinha sido aposentada porque foi comprada uma nova movida a pedal. Pensando bem, devia ser difícil para uma criança segurar as pequenas peças a ser costurada com uma mão e girar a máquina com a outra. Me lembro que copiava modelos de artistas do rádio e cinema que encontrava nas revistas e fazia para a boneca. Mais ou menos na mesma época minha mãe me ensinou a fazer a trancinha e depois o ponto alto que são a base do crochê.  A partir desses primeiros pontos eu comecei a tecer o crochê – os primeiros trabalhos ficaram cheios de defeitos. O tricô eu aprendi com minhas irmãs mais velhas fazendo sapatinhos para os  sobrinhos que iam nascer.
      O trabalho manual com agulha sempre foi para mim uma arte e uma terapia; me ajudou a superar os momentos mais difíceis, me fez companhia na solidão, me ajudou a desenvolver, a criar, um mundo tecido de pontos. Se estou estressada ou ansiosa, é só pegar um trabalho de agulha que minha mente se acalma. Gosto especialmente de tecidos e linhas. Viajo mentalmente na beleza das cores, texturas, estampas e combinações. Já fiz todo tipo de trabalho –crochê, tricô, tapeçaria, pintura, bordado livre, ponto de cruz, etc. – ultimamente tenho trabalhado mais com patchwork e bordado livre, gosto tanto que não tenho conseguido fazer muito outras coisas. O que eu mais gosto de fazer com patchwork é o trabalho com aplicação, como estas bolsas.

Um comentário:

  1. Nice,
    Sou encantada com patchwork, ainda não tive a oportunidade de aprender, mas já está nos meus planos. Primeiro preciso aprender a costurar. Já andei dando uma olhada em algumas máquinas portáteis, sonhando por enquanto. Ano passado minha mãe me presenteou com uma colcha linda em motivos azuis (uma das minhas cores prediletas), gostei tanto que a encomendei uma rosa para a próxima viagem em BH, linda também.
    Mais uma vez parabéns!! Que Deus continue contigo.
    Um abraço,
    Karine

    ResponderExcluir