domingo, 8 de maio de 2011

CHEESECAKE

O cheesecake americano é normalmente constituído por uma base de bolacha, um recheio à base de queijo creme e ovos e uma cobertura de fruta. Este cheesecake é cozido no forno, no entanto existem inúmeras variações da receita, entre as quais as que são compostas por natas, queijo e gelatina e não necessitam de forno.Origem: Wikipédia.

Eu comi cheesecake pela primeira vez no Canadá na cafeteria Tim Hortons onde tem cafés deliciosos e é sempre uma parada obrigatória quando estou lá. Logo em seguida eu e a Verinha, nos aventuramos a fazer nosso primeiro cheesecake – a receita era mais ou menos complicada e a cobertura de laranja - achei difícil e nem tão gostoso assim. Quando não temos prática na preparação do Cheesecake achamos que é difícil da fazer. Eu errei muito até chegar aos detalhes desta receita e sabendo os detalhes ficou  tão fácil que até a Aline que ainda não sabe cozinhar consegue fazer. Hoje é uma das sobremesas favoritas da família  e por isto eu fiz para o dia das mães.
 Nosso preferido é o de goiabada, mas se for tempo de morangos faça um doce com 2 caixinhas de morangos picados e 1 xícara de açucar para a cobertura.  Já experimentei fazer com geléia e não ficou bom, fica muito doce e pouca fruta. Se você gosta da combinação de doce de leite com queijo experimente fazer a cobertura com doce de leite... e todas as frutas que sua criatividade permitir.




RECEITA DO CHEESECAKE

Massa:
1 pacote de 200 gr de biscoito maria ou maisena.
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina derretida.
Quebre os biscoitos com as mãos e bata no liquidificador para fazer uma farinha. Junte a manteiga ou margarina misturando bem. Forre uma forma de fundo removível de 25 cm de diâmetro.





Recheio:
150 gr de creamcheese
200 gr de ricota
1 caixinha de creme de leite
1 latade leite condensado
3 ovos
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
Bata no liquidificador até misturar bem.
Vire o recheio sobre a massa com cuidado – eu viro dentro de uma colher para não cair direto na massa. Coloque a forma com o cheesecake dentro de outra para não queimar o fundo. Leve ao forno por mais ou menos 40 minutos – espete um palito para ver se está cozido. Retire do forno e passe uma faca em volta para soltar da forma e não rachar no meio. Espalhe a cobertura.

Cobertura:
300 gr de goiabada
1 xícara de água
Pique a goiabada e leve ao fogo, juntando a água aos poucos e mexendo até dissolver os pedaços. Provavelmente você não vai usar toda a água.
Depois leve à geladeira por algumas horas para gelar. Se a sobremesa for para o almoço eu prefiro fazer de véspera. Bom apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário