quinta-feira, 5 de maio de 2011

BERINJELA AO FORNO

      A berinjela é muito usada na cozinha mediterrânea. Com ela é possível fazer diversos pratos, até lasanhas. Cozida, frita, assada ou grelhada, a berinjela combina bem com pimentão, tomate, cebolas e azeitonas, tornando-se um ótimo acompanhamento para arroz branco e carnes grelhadas ou assadas. Também se podem fazer gostosas porções com vinagre com sabor característico, as caponatas – depois darei a receita da que costumo fazer - que combina muito com pão.
      Antes de preparar lave bem e pique com a casca para aproveitar todos os nutrientes. Para retirar o gosto amargo lave outra vez depois de picadas e jogue um pouco de vinagre.
Esta é uma receita da Valéria que eu acho muito boa. Ela sempre faz com peito de peru, mas pode ser feita com carne moida ou ainda só com queijo, podendo usar vários tipos de queijo.

Ingredientes:
2 berinjelas picadas
1 xícara de molho de tomate
2 tomates picados
Alho picado a gosto
1 cebola picada
150 gr de peito de peru
Azeitonas picadas
Azeite a gosto
Sal e orégano
Queijo mussarela, minas ou parmesão, ralado.
                Modo de fazer:


     Corte e lave as berinjelas.Coloque em uma forma untada com azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno. Enquanto a berinjela começa a cozinhar, pique a cebola, os tomates e o alho.



Retire a berinjela do forno e junte o molho de tomate, os tomates picados, a cebola e o alho. Tempere com sal e azeite e leve de volta ao forno por mais 20 minutos. Aproveite esse tempo para picar as azeitonas e o peito de peru.

Retire do forno outra vez mexa misturando bem para cozinhar por igual. Junte as azeitonas e o peito de peru e leve de volta ao forno por mais 15 minutos. Depois retire do forno, misture novamente, prove o sal, junte o queijo e orégano a gosto. Leve de volta ao forno sem o papael alumínio por mais 10 minutos para gratinar.



2 comentários:

  1. Parabéns pelas postagens! Adorei os jardins e fiquei encantada com a beleza das árvores coloridas. Sabe me dizer o nome destas árvores?
    Iara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iara!
      Nesta postagem não tem fotos de árvores - me fale o nome da postagem onde você viu as árvores. um abraço.

      Excluir